Quais são as principais taxas ao comprar um imóvel
- Admin
- 3 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
1. ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)
Esse tipo de imposto se refere a um tipo de tributo de cunho municipal, cujo valor também pode ser diferente de região para região. O processo é feito pela transferência de propriedade, que no caso, é a compra.
Com isso, a confirmação da negociação do imóvel entre as partes só é feita quando o pagamento do ITBI é realizado. Em outras palavras, a transferência do imóvel para o novo dono só é feita quando ocorrer o pagamento desse imposto.
É importante acrescentar que, geralmente, o ITBI é custeado pelo próprio comprador. Contudo, caso seja necessário, as duas partes podem contribuir para o pagamento dessa taxa, bastando apenas consultar a legislação da cidade onde o imóvel está localizado para definir o valor.
2. Taxa de corretagem
Em suma, a taxa de corretagem corresponde à segurança do imóvel pelas imobiliárias. Quanto ao seu valor cobrado, pode variar de região para a região. Contudo, podemos encontrar taxas médias, que circulam entre 4% a 6% do valor total do imóvel.
3. Taxas de cartório
Taxas cartoriais são os documentos que serão emitidos pelo cartório. Um exemplo a citar é a sua escritura, cuja função é oferecer o direito de propriedade. Dessa forma, a geração desse e de outros documentos requer custos do proprietário, que, dependendo da localização do imóvel , o próprio cartório poderá solicitar mais documentos para fins de conhecimento público, contribuindo para o aumento de custos.
Sabia que podemos tornar a aquisição do seu imóvel ainda menos burocrática? Confira agora mesmo o nosso site e confira apartamentos à venda com preços abaixo de mercado e prontos para moradia.
4. Escritura pública
A escritura pública é uma despesa obrigatória que todo proprietário de um imóvel possui. Esse documento nada mais é do que a comprovação da transação, de acordo com as opções acertadas pelo comprador e vendedor.
É importante ressaltar que esse tipo de documento não se enquadra em casos onde haja financiamento de imóvel. De resto, a cobrança pela escritura também varia de região para a região, sendo necessário comparecer ao órgão competente.
Agora que você já conhece as principais taxas incididas na aquisição de um imóvel, que tal ampliar o seu conhecimento sobre este assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira conteúdos exclusivos que o ajudarão na hora de adquirir o seu imóvel. Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo.
Comments